Slide
PROVA DE FUNÇÃO PULMONAR

Para Que Serve

A prova de função pulmonar (PFP) mede o quanto o paciente é capaz de mover o ar para dentro e para fora dos pulmões. Ela poderá avaliar também a resistência das vias aéreas por pletismografia, que são testes que ajudam a avaliar o tamanho das vias aéreas da criança.

Informações Para Atendimento

Chegar com 30 minutos de antecedência do horário agendado. É obrigatório trazer documento de identificação. O paciente deve trazer no dia do exame seu peso (Kg) e altura (metros), atualizados. Informações necessárias para a realização do exame.

Restrições de Idade

- Este exame é realizado em clientes com idade igual ou superior a 7 anos.
- Para crianças entre 6 anos e 6 anos e 11 meses, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente para consultar os médicos responsáveis e verificar a possibilidade de realização do procedimento.
- Contudo, em crianças com idade inferior a 6 anos, o exame não é feito.

Informações de Agendamento

É necessário agendamento para este exame. Para ter um atendimento rápido e com prioridade, agende seus exames online e confira.

Orientações Gerais

A maioria das medicações de outras especialidades pode continuar sendo utilizada, devendo-se suspender por quatro horas o uso de broncodilatadores de ação rápida e por doze horas os de ação prolongada.

Informações de Jejum

- Vir bem alimentado, evitando refeições volumosas até 1 hora antes do exame.
- Não tomar café preto, chá ou coca-cola; até 6 horas antes do exame.
- Não comer chocolates.
- Não ingerir bebidas alcoólicas no dia do exame.
- Não fumar no dia do exame (pelo menos duas horas antes).
- Caso o paciente esteja gripado, com febre e com muita tosse, será necessário falar com o médico antes de remarcar o exame, ou ligar para nós esclarecermos todas as dúvidas.

Preparo Geral

Para esse exame não é necessário preparo prévio.


Dúvidas Frequentes

  • Os dados são fundamentais para o diagnóstico dos distúrbios ventilatórios restritivos, tais como aqueles decorrentes da fibrose pulmonar ou das alterações de caixa torácica, e ainda de grande importância para o entendimento e acurácia na avaliação dos distúrbios obstrutivos, tais como aqueles decorrentes do enfisema pulmonar.
  • A determinação da capacidade de difusão do monóxido de carbono (CO) visa avaliar a capacidade de troca gasosa dos pulmões, principalmente do que se refere à área de troca. É um método bastante efetivo na avaliação das pneumopatias crônicas, assim como no seguimento da resposta terapêutica.